Estão abertas as inscrições para a 21ª edição do WSA Brasil – World Summit Awards, que tornou-se um selo de qualidade para conteúdo digital com impacto social em mais de 182 países participantes. O WSA é a premiação mais importante no calendário de eventos digitais no Brasil
Nesta edição, a cerimônia de premiação acontecerá no dia 13 de setembro, no Espaço Google (Rua Coronel Oscar Porto, 70, Paraíso, São Paulo).
As categorias do Prêmio WSA são atualizadas regularmente para atender ao desenvolvimento dos objetivos da ONU. Para a edição 2024 as categorias são:
• Engajamento do Governo e do Cidadão – serviços, dados abertos, participação democrática
• Saúde e Bem Estar – cuidados médicos, esporte, estilo de vida
• Aprendizagem e Educação – conhecimento, ciência, habilidades
• Meio Ambiente e Energia Verde – clima, recursos sustentáveis, agricultura
• Cultura e Patrimônio – patrimônio, entretenimento, subculturas
• Assentamentos Inteligentes e Urbanização – mobilidade, trabalho produtivo, vida sustentável
• Negócios e Comércio – serviços inovadores, segurança, finanças, marketing
• Inclusão e Empoderamento – diversidade, gênero, justiça, direito humano
No Brasil, foi criada a categoria especial de Acessibilidade, que escolhe, entre os vencedores das demais categorias, o projeto mais acessível.
“Ao longo desses 20 anos, o Brasil tem sido muito competitivo, figurando entre os ganhadores globais em quase todas as edições do WSA”, enfatiza Cid Torquato, embaixador do prêmio no Brasil desde sua criação.
COMO FUNCIONA O PRÊMIO WSA?
O WSA é um sistema de prêmios baseado em nomeações, que convida todos os estados membros da ONU a nomearem as suas melhores soluções digitais locais, contribuindo para a concretização dos ODS da ONU e de uma sociedade do conhecimento inclusiva.
Cada estado membro da ONU é representado por um Especialista Nacional da WSA. Eles estão em busca das melhores soluções digitais de impacto local de importância global!
Os peritos nacionais da WSA realizam a pré-seleção local para a WSA, através de concursos nacionais. Para participar da WSA, você precisa ser indicado por um especialista nacional da WSA como a melhor aplicação digital nacional em uma das 8 categorias.
Cada país é elegível para nomear um projeto/solução por categoria WSA.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Qualquer empresa, organização ou indivíduo de todos os estados membros da ONU e da UNESCO podem ser nomeados.
O QUE PODE SER APRESENTADO?
O WSA está estritamente restrito à aplicações digitais com um forte benefício para a sociedade e um elevado impacto local.
As nomeações para o WSA podem conter aplicações móveis, produtos baseados em SMS, páginas web, bases de dados, instalações de quiosques, wearables, dispositivos, loT, etc.
Os projetos podem ter no máximo dois anos na data da nomeação ou necessidade de comprovar grandes atualizações/atualizações/inovações nos últimos dois anos.
Não são aceitas ideias, rascunhos, demonstrações ou conceitos, todos os projetos submetidos devem estar prontos para comercialização ou já existentes no mercado.
O WSA avalia e destaca o conteúdo, o valor do usuário e o impacto local das soluções digitais.
SOBRE O WSA
O WSA seleciona e promove a inovação digital local. É um sistema de premiação não monetária com foco na transferência sustentável de conhecimento por meio de uma rede mundial.
Os vencedores não se beneficiam de uma recompensa financeira, mas de uma parceria e integração com uma série de eventos e atividades internacionais, com uma rede global de startups, empreendedores sociais, mentores, jurados, palestrantes, especialistas, líderes governamentais, academia e sociedade civil.
O Brasil sempre esteve presente, com vencedores em praticamente todas as edições internacionais, com destaque para Receita Federal, Hand Talk, Livox, Guia de Rodas, 8Qontador e MAR 360º – Museu de Arte de Rua de SP, desenvolvido pela goodbros e pela TriArts para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Cidade de São Paulo. Fomos vencedor na categoria “Cultura e Turismo” do ano passado, ocorrida em Puebla, no México! Saiba mais sobre a premiação da goodbros.
Os projetos inscritos são avaliados por uma comissão de especialistas nacionais e devem atender aos critérios de elegibilidade e padrões do WSA. Após uma análise cuidadosa, a comissão seleciona e premia os 8 vencedores, com base na inovação, impacto local e qualidade, inscrevendo-os na etapa global, competindo com centenas de projetos de outros países.
O júri internacional avalia todos os projetos selecionados nacionalmente e escolhe os 40 melhores, 5 por categoria.
“Como reconhecimento do WSA, fica muito mais fácil de conquistar clientes, parceiros e investidores”, completa Cid Torquato.