Como Garantir Acessibilidade Digital
A acessibilidade digital não é um projeto com fim determinado, mas um processo contínuo. Sempre estaremos construindo acessibilidade! Quanto mais nos inteiramos das especificidades de navegação e de utilização por parte das pessoas com deficiência, mais ideias teremos acerca de acessibilidade.
Para garantir que seu sítio de internet (website) ou aplicativo continue acessível ao maior número possível de pessoas, siga estas dicas preciosas:
1) Testes regulares: existem muitas ferramentas, boa parte delas gratuitas, que mapeiam suas páginas e te mostram o grau de aderência às diretrizes de acessibilidade digital. Exemplos: WAVE, Lighthouse, Access Monitor e Axe. Na maioria destes softwares, basta digitar o endereço do seu website para que sejam sinalizadas as barreiras ou pontos de atenção. IMPORTANTE: Nunca confie apenas em validadores automáticos! Essas ferramentas são úteis, mas nada substitui testes humanos com usuários reais. A goodbros conta com uma equipe de consultores com deficiência que testam e garantem a acessibilidade e a usabilidade dos conteúdos e páginas!
2) Feedback de usuários: mantenha canais de comunicação com pessoas com deficiência, seja via chatbot, número de whatsapp ou SAC, formulário de e-mail, dentre outros. Nosso público são os melhores avaliadores de nossa acessibilidade! Envolva-as nos testes e atualize-os das novidades sempre.
3) Treinamento da equipe: invista na capacitação de designers, desenvolvedores, publicitários, redatores, geradores de conteúdo, produtores de vídeo e toda pessoa que tenha participação no seu sítio de internet (website). O ideal é todo esse time conheça o básico das diretrizes WCAG.
4) Atualizações contínuas: Sempre que um novo recurso for adicionado, revise a acessibilidade antes do lançamento. Boas práticas em SEO também ajudam e muito na experiência de acessibilidade por parte de usuários.
5) Não aposte todas suas fichas em plugins: existem inúmeras soluções, de fácil instalação, e que prometem resolver a acessibilidade de suas páginas eletrônicas. Cuidado com as promessas mágicas. Alguns plugins realmente auxiliam e garantem maior conforto e usabilidade. Mas saiba escolher! Além disso, não abra mão de ter uma programação correta e acessível de suas páginas.
6) Crie indicadores ESG baseados em acessibilidade digital: transformar a acessibilidade digital em assunto estratégico ajuda e muito a mantê-la atualizada. Por que não criar indicadores de sucesso na pauta ESG? A acessibilidade digital faz parte da letra “S” da sigla ESG pois está relacionada à responsabilidade social corporativa. Empresas que adotam práticas inclusivas, seja no meio digital ou analógico, demonstram compromisso com a cidadania e o respeito aos direitos humanos, fortalecendo sua imagem institucional e promovendo a inclusão digital.
Quero saber como a goodbros pode garantir a acessibilidade digital do meu website.
Quanto mais você estudar o tema, mais poderá garantir acessibilidade digital de seu sítio de internet ou aplicativo. Abaixo, algumas dicas de leituras complementares para você:
Os fundamentos da acessibilidade no mundo analógico e digital – goodbros
Desafios e oportunidades da vida online: acessibilidade digital como investimento – goodbros