O que é Acessibilidade Digital

foto em preto e branco de uma mulher de costas usando um computador portátil

Acessibilidade digital é um conjunto de regras e boas práticas para tornar sítios de internet (websites), aplicativos e demais conteúdos online acessíveis e utilizáveis com segurança e autonomia por todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência. Em outras palavras, acessibilidade digital se traduz em criar experiências ricas no ambiente digital que permitam a navegação, a percepção, a interação, a participação e o consumo de informações de forma independente e autônoma, sem barreiras.

Imagine que um sítio de internet seja uma cidade! Agora imagine essa cidade sem rampas, sem calçadas, sem faixas de pedestre, sem semáforos, sem sinalizações… Consegue imaginar a quantidade enorme de pessoas que viveriam excluídas nessa cidade? Isso, sem falar da confusão e dos perigos que a ausência dessas “tecnologias assistivas” causam. A acessibilidade digital tem esse poder de estabelecer um convívio libre de preconceitos e regrado, para que toda e qualquer pessoa se sinta bem no ambiente virtual.

De acordo com o W3C (World Wide Web Consortium), acessibilidade digital envolve garantir que pessoas com deficiências visuais, auditivas, físicas, cognitivas e neurológicas possam acessar, perceber, compreender e usufruir do conteúdo digital. Para isso, existem as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web ou WCAG (Web Content Accessibility Guidelines). Este documento é uma espécie de guia de regras e boas práticas que estabelecem princípios fundamentais para tornar a internet mais empática e inclusiva. Quero saber mais sobre o WCAG.

Respeitando-se os princípios essenciais da acessibilidade digital, você estará contribuindo para um internet para todas as pessoas! Quanto mais você conhecer sobre o tema, mais poderá deixar seu conteúdo acessível e inclusivo. Abaixo, algumas dicas de leituras complementares para você:

Os fundamentos da acessibilidade no mundo analógico e digital – goodbros

Desafios e oportunidades da vida online: acessibilidade digital como investimento – goodbros