COMUNICAÇÃO INCLUSIVA
Também conhecida como Comunicação Acessível ou Comunicação Universal. Utilizamos a definição de nosso sócio fundador, onde:
“Comunicação Inclusiva é a aliança não-violenta e sem barreiras entre pensamento e linguagem, que possa ser acessada, compreendida e utilizada com autonomia e segurança pelo maior número possível de pessoas, independente de suas diversidades”.
É aquela que serve a todos os tipos de pessoas e nos faz progredir moral, emocional e espiritualmente.
Portanto, nossos ingredientes essenciais são a diversidade, a empatia e o princípio do Desenho Universal, incluindo o da acessibilidade em suas sete dimensões.
Desta forma, as marcas têm potencial de aumentar sua audiência e passam a ser relacionar com os grupos da diversidade humana, em particular com pessoas com alguma deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou psicossocial.
1. Modelo “Consultoria”
Através da nossa metodologia própria VIDA, partimos para um jornada em conjunto com a empresa no propósito de revisitar e/ou ressignificar a comunicação (e a gestão) das pessoas e da organização, como um todo. Nesta modalidade, fazemos um trabalho de médio a longo prazo, através de encontros recorrentes para orientações sobre acessibilidade e comunicação inclusiva, moderação de reuniões de comitês(s), realização de mentorias um-a-um etc.
2. Modelo “Letramentos”
O caminho mais sustentável é o da cultura. Quando a empresa deseja instaurar ou fortalecer sua cultura inclusiva e anticapacitista, a goodbros mostra o caminho e constrói pontes para que as próprias lideranças das áreas de Comunicação Corporativa, Marketing, Treinamento, RH e Eventos redefinam sua estratégia de comunicação, tanto externa quanto internamente. Alguns exemplos de treinamentos em diversidade:
- Oficinas e Mentorias de Empatia, com uso de técnicas e exercícios teatrais;
- Oficinas e Mentorias de Comunicação Não Violenta (CNV), com uso de técnicas e exercícios teatrais;
- Oficina de Improviso;
- Oficina de Acessibilidade Inovativa;
- Oficina de Descrição de Imagens;
- Workshop de Comunicação Inclusiva e Linguagem Simples;
- Workshop de Cultura Surda;
- Workshop de Vieses Inconscientes;
- Workshop “Como fazer eventos corporativos com acessibilidade, do começo ao fim”;
- Workshop “Como receber e atender públicos com alguma deficiência ou mobilidade reduzida”;
- Workshop de Acessibilidade Digital Web: Básico e Avançado (WCAG 2.2);
- Workshop de LGPD e Inclusion Compliance;
- Palestras e Rodas de Conversa sobre temas diversos: Diversidade, Empatia, Acessibilidade, Desenho Universal, ESG dentre outros.
3. Modelo “Projetos”
Precisa de algo pontual, como um website ou vídeo acessível? Pode ser também. Oferecemos uma gama variada de projetos para o atendimento de demandas específicas de acordo com a vertente:
Acessibilidade Digital
- Criação e Adaptação de Hotsites e Websites Acessíveis (WCAG 2.2, e-MAG e LGPD);
- Videos com audiodescrição (AD), legendas descritivas (LSE) e janela de Libras;
- Ferramenta ICOM para atendimento a pessoa surdas sinalizadas;
- Slides de Powerpoint e PDF acessíveis;
- LGPD e Compliance Digital.
Acessibilidade Audiovisual
- Videos Institucionais, Publicidade, EAD, Séries e Filmes com audiodescrição (AD), legendas descritivas (LSE) e janela de Libras;
- Assessoria para Editais (Lei Paulo Gustavo, Funarte, PROAC etc);
- Comunicação Visual: Mapas, Placas, Sinalizações de Acessibilidade.
Acessibilidade Comunicacional (Comunicação Inclusiva)
- Cartilha ou Manuais de Comunicação Inclusiva e Linguagem Simples;
- Intérprete de LIBRAS para eventos ao vivo ou online;
- Audiodescrição ao vivo para eventos;
- Impressos em Braille (ex: manuais, cardápios, cartilhas).
Projetos Especiais
Graças a um time diverso e multidisciplinar composto por profissionais e empresas parceiras, oferecemos soluções complementares ao nosso portfolio de empatia e comunicação inclusiva para que nossas empresas clientes possam ter ambientes de trabalho mais inclusivos:
- Recrutamento & Seleção de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade Funcional (busca, seleção, atração, avaliação funcional e médica e retenção);
- Mapeamento de espaços (ABNT NBR 9050 e NBR 16537) e laudos técnicos de acessibilidade arquitetônica, instrumental, metodológica e programática.