Oficina de Empatia

O que é a Oficina da Empatia?
Experiência vivencial e andragógica que mescla conceitos da neurociências e psicologia com exercícios e jogos teatrais para ensinar o método autoral “Os 5 Passos da Empatia”.

Objetivo
Ensinar de forma efetiva e lúdica a como acionar o nosso “cérebro empático” através de práticas e vivências a partir do nosso método “Os 5 Passos da Empatia”.

Resultado Esperado
Maior autoconhecimento e percepção do outro, para relações pessoais e profissionais não-violentas, efetivas e duradouras com impacto positivo na saúde mental e nos negócios das organizações. Conheça alguns resultados da Oficina de Empatia.

Benefícios 
1. Respeito às diversidades e singularidades humanas nas interações humanas;
2. Promoção de maior autoconhecimento, autoestima e empoderamento individual;
3. Redução de riscos psicossociais e Impacto positivo na saúde mental;
4. Construção de relações pessoais e profissionais não-violentas, inclusivas e sustentáveis;
5. Maior impacto positivo nos resultados de negócios e estratégias das empresas e organizações;
6. Ideal para pessoas que trabalham e lidam com educação, diversidade, gestão de equipes, sociedades, famílias e as várias áreas da saúde e bem-estar. 

Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade

Certificação

Em 2020, a Oficina de Empatia foi reconhecida pelo Selo de Direitos Humanos e Diversidade promovido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, como uma das iniciativas para promoção da diversidade nas organizações.

Origens da Oficina de Empatia
Foi em 2018. Rodrigo Credidio, comunicólogo e consultor em acessibilidade e comunicação inclusiva, sempre percebeu resistências às ideias de ações por parte das empresas com as quais interagia, o que dificultava a visualização e mensuração de resultados dos projetos e consultorias que realizava. Algo dizia a ele que era preciso “um algo mais” para despertar a empatia dessas pessoas e um olhar mais atento para o tema da diversidade e da inclusão. 

Rodrigo aceitou um convite feito pelo seu amigo Geraldo Rodrigues, psicólogo, ator e diretor de teatro, para participar de uma de uma de suas oficinas de teatro de improviso, dessa vez direcionada a jovens aprendizes de uma determinada instituição. Na visão de Rodrigo, alguns dos jogos e exercícios conduzidos por Geraldo pareciam caber perfeitamente no universo da empatia. Foi quando Rodrigo teve um estalo em criar uma oficina vivencial, que misturasse jogos teatrais e teoria das neurociências, para a aprendizagem e desenvolvimento da empatia dentro das empresas! Geraldo automaticamente aceitou o desafio. 

Da cocriação destes dois profissionais, nascia a Oficina de Empatia e que já trouxe muita reflexão e transformação para centenas de pessoas e dezenas de empresas.

Slfie de Geraldo e Rodrigo. Ao fundo, piso de EVA azul em um galpão de pé direito alto